GT de acompanhamento legislativo do FNDI abre trabalhos

Colegiado estabeleceu diretrizes gerais para ações futuras e definiu agenda inicial

O mais novo grupo de trabalho do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário (FNDI) realizou sua primeira reunião na última terça-feira (3). O Grupo de Trabalho de Acompanhamento Legislativo e Relações Governamentais (GT Legis) será um espaço para acompanhar, analisar e refletir sobre a agenda legislativa que possa gerar impactos no setor imobiliário.

Durante o primeiro encontro, foram estabelecidas as diretrizes gerais de funcionamento do GT Legis e a metodologia que guiará os trabalhos e foi definida sua agenda inicial. Também foram apresentados os instrumentos de apoio para atuação do colegiado, com destaque para um ambiente digital de acompanhamento legislativo. “Criamos um dashboard para gerenciar os projetos de lei acompanhados pela equipe jurídica em tempo real. Ele é atualizado a cada movimentação, com análises detalhadas sobre o texto em debate, simplificando a gestão dos projetos em andamento”, explica o advogado Gabriel Souza, coordenador do GT Legis.

Como vai funcionar

O GT Legis foi criado para organizar e qualificar a atuação institucional do FNDI em um ambiente normativo cada vez mais dinâmico, marcado por proposições legislativas que afetam diretamente a segurança jurídica de processos ligados ao crédito, aos registros públicos, aos contratos e à incorporação imobiliária.

É composto por representantes de todas as entidades que integram o Fórum, refletindo a diversidade e a complexidade dos temas que atravessam o setor imobiliário. A proposta não é só acompanhar projetos em tramitação, mas contribuir para o amadurecimento do debate legislativo por meio de uma atuação técnica, responsável e coordenada.

Ainda de acordo com Gabriel, a criação do GT reafirma o compromisso do FNDI em atuar de forma propositiva, técnica e responsável no acompanhamento da agenda legislativa. “Assim poderemos fortalecer o diálogo com o Poder Legislativo e contribuir de modo efetivo para a construção de um ambiente jurídico mais estável, previsível e favorável ao crescimento do país.”

Também compõem o grupo a Abrainc (Cícero Araújo, Danila Oleinik e Heitor Teixeira), a Abecip (Aline Virmo e José Cetraro), a CBIC (Felipe Melazzo), o Irib (Frederico Assad e José Baltazar), o ONR (Flaviano Galhardo e Juan Pablo Gossweiler) e o RIB (Ari Pires e Eduardo Schroeder).

Foto: Senado Federal

Posts Recentes

Notícias
27 de October de 2025

Justiça suspende ‘sistema paralelo’ de tokens imobiliários

Matéria publicada na Folha de S.Paulo repercute decisão que suspendeu a resolução que criava um “sistema paralelo” de registro de

Continuar lendo
Notícias
25 de September de 2025

Nota Técnica sobre a Resolução COFECI nº 1.551/2025

Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário identifica vulnerabilidades e riscos associados à Resolução, que podem comprometer a estabilidade do setor imobiliário

Continuar lendo
Notícias
11 de July de 2025

FNDI: um espaço propositivo para o fortalecimento jurídico e institucional do setor imobiliário

Revista Cartórios com Você: confira a matéria que destaca o papel do FNDI como instância permanente de articulação jurídica, registral

Continuar lendo

Acompanhe

Que tal ficar por dentro de tudo que esta rede oferece? Cadastre-se na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do Mercado Imobiliário Brasileiro.

    Copyright @ agência @ cliente, 2024